Sem categoria

Como saber o que meu cliente quer? Saiba como ter um estoque de autopeças.

 

Quantas vezes você já se viu em dúvidas do que colocar no estoque naquele mês ou mesmo no semestre, pois não tinha previsibilidade do que seu cliente poderia querer? Uma pergunta ainda mais profunda: será que é a sua forma de comprar, vender e ter um estoque de autopeças que está deixando o fluxo do caixa no vermelho?
Estoque-autopeças

Como prever o que meu cliente quer?

O assunto é gerenciamento de estoque de autopeças. Mas, para ter um estoque adequado, você deve saber muito sobre a demanda. Afinal, como prever o que seu cliente quer? Existem algumas formas de fazer isso.
Antes de tudo: tenha uma relação próxima com os clientes. Se seu negócio ainda é pequeno, talvez seja mais fácil conhecer cada um deles. Se sua empresa já cresceu, agrupe os clientes com mesmas demandas.
Algumas formas de fazer pesquisa:
  • Se você tem uma empresa e um site, faz sentido ter um site e conectá-lo com o Google Analytics, a ferramenta de monitoramento do Google. Não precisa que seu site seja uma loja virtual. Isso vai fazer com que você entenda atrás de que informações as pessoas estão indo e como elas se comportam em seu site.
  • Tenha uma presença digital além do site. Ter redes sociais ativas faz com que as pessoas engajem com seu conteúdo e criem laços além de grupos, que geram conversas.
  • Dentro da sua loja ou empresa, estimule que as pessoas respondam  pesquisas. Faça promoções se necessário.
  • Se puder, crie uma régua de relacionamento através de e-mail utilizando mala direta ou até mesmo recursos mais sofisticados como ferramenta de automação de e-mails.
Essas ações vão trazer insumos para que você possa fazer uma lista do que seus clientes e possíveis clientes querem, o que vai dar certa previsibilidade de compra.

Como ter um estoque de autopeças bom para o meu cliente e que me dê lucro?

Um dos grandes problemas de gestão de estoque de autopeças é não conhecer bem o que seu cliente ou possível cliente quer. Mas, existem outras medidas que se não forem tomadas podem acabar com a lucratividade do seu estoque são:
  • ter apenas produtos que representem um valor baixo da sua venda
  • não fazer boas negociações com fornecedores, lembre-se de ajustes e prazos!
  • não manter no estoque de autopeças itens básicos
  • não fazer um monitoramento de estoque
  • não ter um espaço físico adequado, ou um que possibilite que os produtos possa danificar
Além disso, é muito importante estar estudando recorrentemente o que a concorrência vem oferecendo, os preços praticados no mercado e manter sempre uma relação de proximidade com clientes e fornecedores.
Para ajudar você nesse processo, preparamos uma lista de checagem para que você mantenha se estoque saudável. Nela, você vai encontrar uma planilha simplificada, além de diversas dicas de gestão. Pronto para lucrar ainda mais?

Author